terça-feira, 7 de maio de 2013

Diferenças culturais Brasil e Canadá

Queridos leitores:
Achei este texto bem interessante. Ele explica resumidamente porque na minha opinião muitos brasileiros decidem imigrar ou estudar no Canadá.
Boa leitura!
Maria João

O Brasil é um país maravilhoso e como o Canadá tem coisas maravilhosas e outras não tão boas. A ideia da Canadá Intercâmbio de oferecer informações sobre as diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá, não é a de julgar ou comparar culturas, mas informar. Moramos aqui no Canadá a 10 anos e somos a única agência de intercâmbio com escritórios em Vancouver e Toronto o que nos permite conhecer a fundo a cultura canadense.
Respeito pelas diferenças
Uma das principais diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá, é certamente a forma com que o Canadense trata aos povos de outras culturas. Eles respeitam e muito os outros. A diversidade do Canadá está baseada nesse respeito. Aqui piadas com minorias, raciais, de religião ou origem não são bem vistas.
Serviços públicos que funcionam
Hospitais que funcionam, uma polícia eficiente e um sistema educacional gratuito e de qualidade.
Onde você olhar aqui no Canadá vai perceber a qualidade dos serviços públicos oferecidos nos 3 níveis de governo.
Sistemas eficientes de transporte público
Uma dos mais constantes comentários que escutamos dos alunos é quanto a eficiência do transporte público.
Os ônibus, metro e barcas passam na hora determinada. Não há necessidade de ficar esperando a toa.
Trânsito, com pouco trânsito!
Talvez com exceção de Toronto o resto do Canadá tem um trânsito muito organizado e sem grandes congestionamentos.
Corrupção mínima e Justiça Forte
Hospitais que funcionam bem, escolas de qualidade e gratuitas, serviços públicos de qualidade, aeroportos amplos, limpos e segurança nas ruas são o resultado de um país sem corrupção.
Segurança no dia a dia
Já pensou andar ansa ruas de cidades grandes ou pequenas, a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar com quaisquer tipo de perigo como assaltos ou roubos? Casas sem grades, sem cercas, sem arames farpados. Isso é o Canadá.
Respeito ao relógio
Na cultura canadense, o atraso significa desrespeito com a outra parte. Aqui se você marcar um compromisso chegue na hora.
Uso do Álcool
Uma das mais fortes diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá fica por conta da restrição que eles fazem ao uso do álcool. Bebidas alcóolicas só podem ser compradas em casas específicas e não em supermercados ou outros estabelecimentos. Os impostos sobre as bebidas alcóolicas fazem os preços serem bem amis altos que no Brasil e limitam o consumo.
Clima
Com quatro estações distintas, o Canadá oferece invernos frios e verões quentes, com temperaturas acima de 40 Graus em várias regiões.
Independência de cada um começa cedo
O Brasileiro adora pedir por ajuda, o Canadense prefere fazer as coisas sem pedir ajuda. Lembre-se disso e entenda que essa é a expectativa aqui, que você se vire sozinho.
Impostos
O Brasil é um dos países que mais paga impostos no mundo. No Canadá a carga tributária é alta também, mas como dissemos antes aqui você tem qualidade de serviços públicos que são financiados por governos sem corrupção e gente séria.
Diferente do Brasil, aqui o governo não esconde a carga tributária que por lei tem de vir destacada em qualquer fatura, nota fiscal ou cobrança, assim você como cidadão monitora e sabe quanto o governos está recebendo em cada transsação, algo que imprudentemente muitos brasileiros reclamam por aqui, pois acham ruim ver o preço na etiqueta de um produto e ter de adicionar o imposto a esse preço. Pois no Brasil onde o imposto vem embutido no preço e você não sabe quanto se paga, já chegamos aos absurdos de pagar até 120% de impostos em cima de alguns produtos.
Mercado de Trabalho
Uma economia forte , onde sobram empregos para gente qualificada dá o tom de outra diferença cultural entre o Brasil e o Canadá.
Aqui as pessoas tem o direito de escolher quais as melhores opções de emprego avaliando com cuidado as oportunidades que se apresentam.
Alimentação
Uma das maiores reclamações dos brasileiros é referente a alimentação. O aluno já deve viajar sabendo que a comida será diferente, assim como a cultura e todo o resto é diferente. Como o Canadá possuí alto índice de imigração, é natural que a comida reflita esse mistura cultural. Nas ruas é comum achar uma variedade de estilos de restaurantes: asiáticos incluem não só a comida chinesa e japonesa que estamos acostumados no Brasil, mas também restaurantes com comidas típicas da Coréia, Malásia, Vietnã, Filipinas, entre outros... Também há fartura em restaurantes indianos, gregos, árabes, afegão... Os mais próximos da alimentação brasileira são os restaurantes mexicanos e italiano. Existem outras opções de restaurantes com comida europeia, incluindo pubs em estilo irlandês, bistrôs franceses entre outros. Além disso tudo, há ainda a comida da casa de família, que será muito diferente da comida oferecida no Brasil. E aí, você está pronto para o desafio?

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Porque o Canadá ainda precisa de imigrantes?

Olá queridos leitores e clientes!

Eu estava com saudades de vocês! Finalmente voltei a escrever um artigo! Eu na verdade achei este artigo na internet que foi escrito no ano passado e achei bem interessante!

Confesso que a paralisão do processo Federal Skilled Worker em 2012 deu um certo desânimo! Apesar das novas mudanças e tendo plena consciência de que as novas regras do processo federal estão mais difíceis, para mim, a boa notícia é que a tendência é o novo imigrante chegar cada vez mais preparado para ser inserido rapidamente no mercado de trabalho canadense tendo assim mais valorização do seu trabalho!.

Para aqueles que querem imigrar a dica aqui é: dedicação!

Boa leitura à todos!

Por muitas razões, a política de imigração ainda é um tema quente nos dias de hoje.

Estudos, tanto nos Estados Unidos e no Canadá mostraram que o aumento da criação de emprego e a chegada de novos imigrantes melhora a economia.

Os imigrantes são, como um grupo, mais instruídos do que os canadenses e desde 1967, quando o governo introduziu o seu sistema de pontos, o processo de seleção favorece aqueles com habilidades comercializáveis.

Existe um mercado que precise da mão- de -obra qualificada? Na verdade, o Canadá está vendo sinais de escassez de trabalhadores em diversas profissões - incluindo engenheiros, médicos e enfermeiros, para citar alguns.

Somado a isso está o fato de que a população em algumas províncias está encolhendo, e os empregadores estão tendo dificuldade em preencher seus elencos com ajuda especializada. Paul Darby, diretor do Conference Board of Canada, estima um déficit de 3 milhões de trabalhadores qualificados no ano de 2020.

Impulsionar a imigração poderia ser uma maneira muito eficaz de ajudar a aliviar a escassez, mas há outros impedimentos.

Imigrantes, muitas vezes têm dificuldade em trabalhar em suas áreas de experiência depois que eles chegam. Em média, demoram 10 anos para os imigrantes serem contratados em empregos para os quais têm habilidades e, mesmo assim, eles não estão necessariamente trabalhando no nível de habilidade para o qual foram treinados. Em março, Jeffrey Reitz da Universidade do Centro de Toronto para as Relações Laborais, divulgou um estudo mostrando que os imigrantes cujas competências são subutilizadas podem custar à economia canadense 2400 milhões dólares anualmente. Ele também estimou que eles os imigrantes são mal pagos, no montante de 12.600 milhões dólares americanos a cada ano.

Algumas organizações estão respondendo à crescente demanda por ajudar imigrantes a tornarem-se licenciados para trabalharem no Canadá depois que eles chegam. O Ministério da Educação de Ontário, por exemplo, está investindo US $ 12 milhões em três anos para ajudar a obter mais profissionais como médicos e enfermeiros formados no estrangeiro. O dinheiro é dado para as associações profissionais locais para recrutar e reter pessoal. Outros 3.500 milhões de dólares estão sendo gastos pela província para formar profissionais estrangeiros que possam atendam os padrões canadenses.

No entanto, ao mesmo tempo, os especialistas estão preocupados que o fluxo de imigrantes está prestes a secar, graças á legislação que entrou em vigor. As propostas constituem um critério de seleção muito mais rigoroso. Ele teoriza que o governo espera eliminar um atraso no processamento de pedidos de imigração, que conta cerca de 660 mil pessoas.
A Associação dos Conselheiros de Imigração canadense fez uma simulação  para determinar quantos dos 660 mil candidatos à imigração seriam elegíveis de acordo com as novas diretrizes. "Nós antecipamos que apenas entre 5 – 8% destes candidatos teriam o perfil necessário", ele diz. O problema,acrescenta Reitz, é quando o atraso se nos processos for eliminado, a necessidade de trabalhadores qualificados ainda será necessária.

A crescente demanda por mão-de-obra qualificada não se limita ao Canadá. Na Índia e na China, por exemplo, a indústria de alta tecnologia está se desenvolvendo. Os trabalhadores desses países que poderiam ter tido a oportunidade de emigrarem, melhoram suas habilidades de empregabilidade  e acabam tendo uma melhor chance de encontrar trabalho em casa. Mesmo depois de trabalhadores qualificados chegarem, sempre é um desafio para mantê-los aqui: os Estados Unidos também estão ansiosos para atrair os melhores e os mais brilhantes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Canadá de Empresas Independentes, uma em cada 20 empregos continua precisando de mão-de-obra devido à incapacidade de encontrar trabalhadores devidamente qualificados. Isso representa cerca de 250 mil a 300 mil postos de trabalho vagos, só em pequenas e médias empresas. A falta não é apenas nas profissões que exigem ensino superior. Os empregadores que procuram trabalhadores da construção que sejam qualificados ainda tem muita deficiência, eles relataram 7,7% cento dos postos de trabalho foram preenchidos.  Além da falta de mão-de-obra em hospitais, no setor de serviços pessoais e agricultura.
A necessidade é maior em Manitoba, Ontário e Alberta.