quarta-feira, 29 de agosto de 2012

30 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O CANADÁ


Olá Pessoal!
 
Esta semana não quis escrever nenhuma informação com relação ao processo de imigração.
 
Achei este texto...... Para quem gosta do Canadá, vale a pena ler....
 
 
A palavra Canadá deriva de “k'anata”, que significa “pequena povoação” ou “a vila” no idioma índigena – provavelmente o algonquino.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em área territorial, ficando atrás apenas da Rússia.

Como todos sabem, a América do Norte é formada por três países: México, Estados Unidos e Canadá. O detalhe é que o Canadá ocupa 41% dessa parte do continente americano, ou seja praticamente a metade da América do Norte.

A fronteira do Canadá com os Estados Unidos é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

O Canadá é o país que possui o maior número de lagos de água doce do mundo. São milhares de lagos, em todo o território. Só para se ter uma idéia, a província de Ontário possui nada mais nada menos do que 25.000 lagos.

São dois os climas: temperado e ártico. Os invernos costumam ser bastante frios, com nevascas e temperaturas abaixo de zero.

Em Toronto, a temperatura pode chegar a 40º C no verão e a -33º C no inverno, uma diferença de mais de 70º C.

O país possui o 11º maior PIB e 7a renda per capita do mundo. O Canadá integra o G8, grupo dos países mais ricos do mundo.

O Canadá é uma monarquia constitucional com sistem parlamentarista. Ou seja, a chefia do Estado é exercida por um monarca e a do governo por um primeiro-ministro.

O Canadá possui dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Cada província tem o direito de definir o seu idioma oficial. O francês é falado majoritariamente em Quebec, enquanto Nova Brunswick é bilíngue. As demais províncias falam principalmente o inglês.

Como país é bilíngue, qualquer produto à venda nos supermecados e lojas de conveniência possui informações nas duas línguas.

O país também possui dois hinos oficiais: o hino nacional (O Canada) e o hino real (God Save the Queen).

Agora a pergunta: se o Canadá é uma monarquia constitucional e tem o hino God Save the Queen como oficial, quem é o monarca? Resposta: a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

As províncias do Canadá são Yukon, Nortwest Territories, Nunavut, Manitoba, Colúmbia Britânica, Alberta, Sakatchewan, Manitoba, Ontario, Quebec, Nova Brunswick, Labrador e Nova Escócia.

Por volta de 60% da população canadense vive na região dos Grandes Lagos e do Vale do Rio São Lourenço, no Leste do país.

As cidades mais populosas: Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Calgary, Edmonton, Quebec, Winnipeg, Hamilton e London. A região metropolina de Toronto, na província de Ontario, possui mais de 5 milhões de habitantes.

A maior parte da população canadense é cristã, sendo metade católica e metade protestante.

Quase 20% da população nasceu no estrangeiro, o que faz do Canadá um dos países com maior percentual de imigrantes do mundo.

O país possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo. Vancouver é a cidade 3º com melhor padrão de vida, eleita também a “cidade mais habitável” do planeta.

O Canadá é um dos países que tem o maior número de automóveis por pessoa, praticamente um carro para cada duas pessoas.

Chamada de Maple Leaf Flag, a bandeira do Canadá possui duas barras verticais vermelhas representando os oceanos Pacífico e Atlântico e uma folha de bordo no centro, representando o país.

O bordo é uma árvore típica do Hemisfério Norte, encontrada na Ásia, Europa e América do Norte. A folha do bordo muda de cor ou cai conforme a estação do ano.
Da seiva da árvore é extraído o xarope de bordo (maple syrup), muito consumido no Canadá e Estados Unidos com sorvetes, rabanadas, torradas e panquecas.

Montreal, na província de Quebec, é uma cidade quase que totalmente ligada por túneis. A cidade possui a mais extensa rede de túneis do mundo. É possível ir ao shopping, ao escritório ou escola sem sair ao ar livre. Estima-se que 500.000 pessoa circulem todos os dias pelos túneis de Montreal. O motivo está nos invernos com temperaturas normalmente abaixo de zero.

As mulheres representam 45% da mão-de-obra canadense. Elas ocupam quase todas as posições, de motorista de caminhão a presidente de empresa, de pedreira a advogada. Sinal de que no Canadá, a igualdade entre os sexos é levada a sério.

O esporte nacional é o hóquei sobre o gelo. Quase todas as escolas e universidades possuem quadras para a prática de hóquei.

O animal-símbolo do país é o castor, por lá chamado de beaver.

O basquete pode ser muito popular nos Estados Unidos, mas o crédito pela invenção do esporte é dos canadenses.

Assim como os seus vizinhos norte-americanos, os canadenses comemoram o Dia das Bruxas no final de outubro.

Não existe uma cozinha típica, ou muito menos pratos nacionais canadenses. A cozinha varia de região para região. Mas pode-se dizer que boa parte da população aprecia maple syrup, rosquinha, arroz selvagem, peixes (principalmente o salmão) e frutos do mar.

Canadenses famosos: Celine Dion, Alanis Morrisete, Alexander Grahan Bell, Jim Carrey, Donald Sutherland, Michael J. Fox e Bryan Adams.  
 
 
Maria João


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Enfermeiros continuam a estar em alta demanda em todo o Canadá, devido a uma escassez nacional de trabalhadores qualificados. O Québec tem uma alta necessidade de enfermeiros.

Olá queridos leitores!
Vocês que são enfermeiros devem aproveitar as regras atuais com relação ao processo de Trabalhador para a província de Québec!
 
Boa Leitura!
 
A escassez de enfermagemA Associação canadense dos Enfermeiros prevê que até 2022 o país terá 60.000 enfermeiros que poderão preencher as vagas uma vez que a necessidade deles é muito alta e as taxas anuais da necessiade de enfermeiros é cada vez maior. Um dos principais motivos citados para essa escassez é uma população envelhecida que está cada vez mais na necessidade de serviços de saúde.
Québec precisa de enfermeiros em toda a sua província, em ambas as áreas urbanas e rurais.
Há oportunidades para enfermeiros para trabalhar em várias capacidades, incluindo:■ enfermeira■ Enfermeiro de Terapia Intensiva■ Enfermeira Geriátrica■ Técnico de enfermagem■ Educador■ Enfermeira da sala de recuperação■ .... e muitas carreiras relacionadas à áerea da saúde

Esta lista de profissionais é pequena amostra da necessidade do governo que atualmente tem uma grande demanda desta mão-de-obra. O governo federal apresenta as perspectivas de emprego em Québec como "Boa", afirmando:
"Dado o envelhecimento da população e da atual falta de trabalho em hospitais, o emprego neste ocupação deverá crescer progressivamente ao longo do horizonte de previsão 2011-2013".
Trabalhar como enfermeira em QuébecQuéec tem um sistema de saúde diverso, e as condições de trabalhopodem  variar dependendo da localização do trabalho de enfermagem. Em Montreal, por exemplo, a maior cidade da província, os enfermeiros podem ganhar um salário que varia de US$ 28/hr em média, para até US$ 40/hr.
Oportunidades para os enfermeiros devem crescer rapidamente nos próximos anos, devido á construção de dois super hospitais  que estão quase prontos na área metropolitana de Montreal.
O Centre Hospitalier de l'Université de Montreal (CHUM) e a McGill University Health Centre que está prevista para ser concluída em 2016 e 2015, respectivamente.

Com a conclusão destes dois projectos hospitalares tanto  Montreal como  Québec se tornarão um destino de saúde global. Espera-se que isso vai ajudar a atrair o melhor dos profissionais de saúde de todo o mundo, e permitir que os trabalhadores já estão no Canadá possam praticar a profissão no topo de suas áreas.
Enfermeiros em Québec devem ser certificados para a prática da profissão pelo Ordre des infirmières et infirmiers du Québec.
Imigrar para o Québec como uma enfermeira
Québec tem implementado o Quebec Skilled Worker programa (QSW) para ajudar os trabalhadores qualificados, incluindo enfermeiras a conseguirem a residência permanente para morarem na província. O QSW é particularmente popular, pois permite que os indivíduos possam formalizar um processo de imigração sem necessariamente terem uma oferta de trabalho canadense.
O programa visa QSW de profissionais com experiência em um dos 111 campos de treinamento / áreas de estudo. Enfermagem está incluída nesta lista de profissões específicas.
Para ser elegível para se candidatar como enfermeira profissional de um indivíduo deve ter:■ recebeu um diploma de 3 anos, 4 anos Bacharelado em Ciências de Enfermagem, ou (para educado nos enfermeiros) um grau de enfermagem de 2 anos. Este grau deve ser concluído nos últimos 5 anos;■ Recebeu um grau relevante ao longo de 5 anos, e trabalhou como enfermeira durante pelo menos 1 dos últimos 5 anos.
Após a chegada em Québec, os candidatos que participarem do programa de imigração QSW e que foram  bem sucedidos, podem trabalhar para qualquer empregador, dentro da Província de Québec e em todo o resto do Canadá.
Enfermeiros em Québec são muito procurados profissionais com inúmeras oportunidades de carreira. Imigrantes qualificados são necessários a cada ano para ajudar a preencher as o mercado com estes profissionais. Se você é uma enfermeira e está interessado em imigração do Canadá, Québec é uma província que vale a pena considerar.

Maria João

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Canadá faz Consultas Nacionais sobre a Imigração

Olá Leitores:
Como pode perceber, o Canadá está tentando aprimorar o seu sistema de imigração. Muitas pessoas podem achar que o Canadá está dificultando as regras mas na minha opinião pessoal estas regras serão mais justas e estarão mais adaptadas aos tempos modernos!
Agora vamos torcer para as novas regras que serão publicadas em Janeiro de 2013 sejam boas para todos!
Uma boa leitura!

A Imigração do Canadá (CIC) lançou uma série consultas sobre as questões da imigração, começando em 31 de julho de 2012 em Toronto.
Os parlamentares farão reuniões em várias regiões do Canadá  e com o público para fazer consultas sobre as questões de imigração, incluindo o nível adequado de imigração para o Canadá, e a combinação mais adequada de imigração para o Canadá nas categorias de imigração classes econômica, familiar, refugiados e as classes humanitárias nos próximos anos.
Segundo um comunicado do CIC, o governo canadense tem recebido os mais altos níveis sustentados de imigração na história do Canadá desde 2006. Além disso, as consultas incidirão sobre a reforma do sistema de imigração do Canadá para se tornar mais rápida e flexível, bem como reconhecer o papel cada vez mais importante da imigração no crescimento econômico e prosperidade a longo prazo do Canadá.
 As discussões também incluem decidir o número total de pessoas a serem concedidos a residência permanente canadense.
A imigração deve dar sua decisão após considerar o balanço dos objetivos do governo canadense à imigração, bem como compromissos mais amplos de governo, de entrada de províncias e territórios, e atuais e futuras condições econômicas. O Departamento também deve levar em conta a sua capacidade operacional para processar os pedidos em tempo hábil, bem como a capacidade das comunidades para acolher os recém-chegados.
As consultas, segundo o CIC constituem uma oportunidade importante para gerar uma maior compreensão do público sobre as decisões difíceis envolvidas no gerenciamento do  sistema de imigração global com visões conflitantes e metas divergentes. As partes interessadas, incluindo empregadores, trabalhadores, universidades, instituições de ensino, organizações profissionais, organizações empresariais, entidades reguladoras, autarquias, grupos indígenas, organizações prestadoras de serviços de liquidação e de organizações etnoculturais estão convidados a participar das consultas. Como CIC declarou, engajamento das partes interessadas e o público em geral com as suas várias perspectivas "é a chave para o desenvolvimento CIC de uma estratégia global para o Canadá em frente." Após a sessão de Toronto pelo Secretário Parlamentar Leung em 31 de julho de 2012, reuniões com as partes interessadas continuarão a ter lugar em Windsor, Vancouver, Halifax e Ottawa. A partir de 31 de julho as consultas on-line  também estão abertas ao público e às partes interessadas para entrada e estará disponível até 31 de agosto de 2012.

Maria João

domingo, 5 de agosto de 2012

Governo destaca o Impacto Econômico dos Estudantes Internacionais no Canadá

Olá Queridos leitores:
Interessante este artigo.
Como sempre os estudantes estrangeiros estão alavancando a economia canadense.
Uma boa estratégia para o candidato que não possui ainda os requisitos para dar entrada no processo de imigração mas
possui capital suficiente para fazer um curso no Canadá. Além de enriquecer o Curriculum do candidato, a vivência no exterior sempre é muito positiva e além disso, é claro
o candidato pode indiretamente acabar se enquadrando em categorias de imigração como o CEC - " Canadian Experience Class" ou ainda em algum programa das províncias " Provincial Nominee Program".

APROVEITEM, EM SETEMBRO, FEIRA DE ESTUDOS CANADENSES.

Boa leitura!

O Ministro do Comércio Internacional divulgou um relatório mostrando que os estudantes internacionais contribuíram com mais de US$ 8 bilhões para a economia canadense em 2010 em comparação com US$ 6,5 bilhões em 2008.
"O governo Harper está empenhado em continuar a atrair os melhores estudantes para o Canadá", disse o ministro. "Este estudo reafirma o compromisso do nosso governo para a educação internacional. Essa é uma das razões pelas quais estamos comprometidos com a refrescante Estratégia Comércio de nosso governo global e ao desenvolvimento de um plano abrangente para consolidar laços educacionais entre o Canadá e instituições internacionais para a prosperidade do Canadá, a longo prazo.
"O relatório descobriu que haviam 218.000 estudantes internacionais em tempo integral no Canadá em 2010, contra 178.000 em 2008 e mais do dobro do número de alunos em 1999.
Estima-se que os estudantes internacionais criam 86.000 postos de trabalho e contribuíram com US$ 445 milhões em receitas fiscais. "Estou muito contente que o Canadá é um destino que está a crescer em atração para os estudantes internacionais", disse o ministro enquanto visitava a Universidade de British Columbia.
"A presença de estudantes e pesquisadores internacionais aproveitando ajudam na criação empregos e contrui para o crescimento econômico do Canadá, o estreitamento das relações com outros países e, em particular, os mercados emergentes.
Os estudantes e pesquisadores internacionais só enriquecem os nossas universidades e ajudam a fazer o Canadá mais competitivo através da partilha de conhecimento e experiência, tanto durante seu tempo na universidade e depois", disse o professor Stephen Toope, Presidente e Vice-Reitor da Universidade de British Columbia. Um compromisso com a estratégia de atualização do Canadá Comércio Global foi anunciado no Plano de Ação Econômica 2012. A estratégia de ensino mais poderoso internacional vai ajudar a fortalecer compromisso do Canadá com as economias emergentes e garantir uma maior colaboração entre o Canadá e as instituições ao mesmo tempo impulsionar a prosperidade econômica deste país.

Maria João